13 reasons why - 2ª temporada

By J* - 11:28:00

Terminei ontem de ver a segunda temporada de 13 reasons why.
Já dei aqui a minha opinião sobre o que achei da primeira temporada e esta segunda temporada mantém-se no mesmo registo - forte como previsto. O tema é o mesmo, bullying, sendo que nesta temporada é focado o julgamento que decorre à volta da morte de Hannah Baker.

Clay Jensen o eterno apaixonado de Hannah Baker continua a ter o papel principal nesta segunda temporada, e continuamos a ver os episódios seguidos para saber o que se passou.
Se na primeira temporada as cassetes gravadas por Hannah Baker foram o mote para cada episódio, nesta temporada são as testemunhas que vão depor no julgamento que revelam pormenores da sua relação com Hannah.


Nesta temporada fizeram questão de no início do primeiro episódio alertar os espectadores que existe uma plataforma para quem possa estar a passar por uma situação de abuso, e em vários episódios fizeram o aviso de que as cenas podiam seriam explícitas e não eram aconselháveis a pessoas sensíveis.
Já na primeira temporada alertei que por se tratar de uma série com um tema muito forte e dirigida a adolescentes era preciso muito cuidado com a influência que as imagens/ideias poderiam passar para um público tão susceptível como são os adolescentes.
Com certeza que foi uma questão perceptivel por todos uma vez que a série resolveu ser algo cautelosa com os avisos antes de alguns episódios.


Enquanto na primeira temporada o bullying é abordado no geral (com imensas formas de abuso) nesta temporada o foco caiu sobre o abuso sexual. Há imagens fortes, há relatos ainda mais fortes, e um último episódio que me deixou em estado de alerta.
A brutalidade das imagens do último episódio fez-me ir para a cama e não conseguir adormecer. 
Tal como referi no texto da primeira temporada espero que esta série seja entendida como educativa e não como exemplo. O que não falta na série são ideias para possíveis bullies (nem sei se é assim que se escreve), mas acredito que a tragédia que esta história conta sirva como alerta aos nossos jovens, bem como familiares e corpo docente das escolas e que permita que com antecedência se consiga solucionar as coisas da melhor forma.


  • Share:

You Might Also Like

11 comentários

  1. Fiquei agarrada a esta série e vi cada uma das temporadas em menos de 2 semanas. Terminei a 2ª e ainda a estou a remoer. Foi muito dura e revoltante. Não sei se quero mais uma temporada :/

    ResponderEliminar
  2. Ainda não vi a série, confesso que por falta de tempo, mas tenho que tratar disso. O tema interessa-me bastante e acho que vou gostar. :)

    ResponderEliminar
  3. Ainda não vi a segunda temporada, acho que estou com "medo" do que ela vai trazer... Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Eu vi esta temporada em poucos dias, fiquei colada, tal como aconteceu na temporaada anterior.
    Esta série serve para chocar e alertar sobre os problemas que ocorrem, pois são reais, passaram-se na vida real todos os dias.
    Fiquei a pensar no último episódio durante dias!! :O

    ResponderEliminar
  5. Vou no episódio 5 da primeira temporada e tens razão agarra mesmo uma pessoa. Estou a gostar bastante agora que Riverdale está em pausa 😀

    ResponderEliminar
  6. Ainda não vi nem sequer a primeira temporada mas quero muito ver.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. As vezes é preciso chocar , o que bom que esta serie trouxe foi o dialogo!

    ResponderEliminar
  8. Ando curiosa com esta série, que ainda não vi, e depois do teu post mais ainda. Vai para a calha de séries em espera :)

    ResponderEliminar
  9. O último episódio também mexeu imenso comigo :/

    ResponderEliminar
  10. Concordo com a tua opinião, também alertei para o mesmo num post meu... No entanto, não posso deixar de elogiar a qualidade da série, está mesmo muito bem feita e a forma como mexe connosco é prova disso :) ainda não tive "coragem" de pegar na segunda temporada mas já sei que um dia destes vai acontecer, quero muito ver a continuação.

    ResponderEliminar