Uma pessoa ouve cada coisa...

By J* - 09:10:00

E o pior é que eu já tinha lido sobre isto em muitos grupos que sigo de vegetarianos, e agora consigo entender o porquê de imensas publicações sobre o assunto.
É que é mesmo engraçado, quando uma pessoa vira vegetariana, todas as pessoas que são informadas sobre isso viram nutricionistas.
Não acreditam?
Eu por experiência própria falo. É que basta dizer que deixei de comer carne/peixe e tenho logo uma das seguintes respostas: "ai mas a proteína animal faz falta", ou "só vais comer sopa (?) olha que isso não alimenta", ou "daqui a nada estás com uma cor, a carne faz falta", "nas próximas análises logo vais ver como precisas de comer carne e peixe", "só vais comer isso?".

Até agora tenho-me comportado com muita educação (leia-se calma), mas isto não vai durar muito tempo. 
Mas porquê? Porque é que isso mexe tanto com a cabeça das pessoas. Essas mesmas pessoas não comentam, aliás nem acham estranho, fazerem imensas refeições de fast food por semana. Isso já é normal e faz falta?
Essas mesmas pessoas ingerem quantidades industriais de açúcar mas não se preocupam com as próximas análises.
Ou bebem alcool desmesuradamente e estão nem aí par as suas consequências.
Ou fumam e não querem saber do estado dos pulmões. 
Deixem-me lá em paz a mim que optei por seguir este regime alimentar. Eu não pedi palpites por isso não os dêem, muito menos para dizer asneira da boca para fora.

Percebam lá uma coisa, isto de ser vegetariano não é nenhuma seita. Eu não pretendo converter ninguém. Eu não vou pregar em cada refeição para convencer cada um de vós a deixar de comer carne/peixe.
Acho que isto tem de partir da própria pessoa e daquilo em que aquela acredita. Há pessoas que são vegetarianas há anos estão vivas, com óptima cor, com análises perfeitas e vão-se manter assim até ao final da vida delas.
Se ninguém dá palpite da péssima alimentação que muitos praticam porque é que essas pessoas sentem a liberdade/vontade de opinar sobre quem se tornou vegetariano?

A partir do momento que a pessoa toma essa decisão não tem de andar sempre a explicar porque o fez, ou justificar porque come isto e não aquilo.
Juro-vos, chega a parecer perseguição!

Não tenho vergonha de dizer que me tornei vegetariana (geralmente até digo que não como nem carne nem peixe, como mantenho os ovos, leite e seus derivados não sou uma 100% vegetariana) mas também não me peçam a minha ementa semanal porque não tenho de provar nada a ninguém e muito menos ouvir comentários como os de cima.

Esta mania de toda a gente perceber sobre tudo e querer opinar sobre tudo ainda vai dar comigo em tola... E não é por deixar de comer carne e peixe ok???
 

 

  • Share:

You Might Also Like

3 comentários

  1. Ninguém tem nada com isso, não ligues. Smile and wave como diz a outra

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente, tudo o que é diferente e minoritário faz confusão à cabeça das pessoas por via daquilo que está há muito instalado na sociedade. Ser-se vegetariano ainda é algo que vai contra o que muitos (erradamente) dizem que é o regime alimentar normal para os seres humanos. Há mesmo que ter muita paciência.
    Só uma pequena correcção: não é por ingerires outros produtos de origem animal que não és 100% vegetariana. Ao não comeres carne e peixe já estás a ser vegetariana a 100%. Só não estás a ser vegan, que é um regime alimentar que dispensa todo e qualquer produto de origem animal.

    ResponderEliminar
  3. É muito cansativo. Isto é tema para dá panos para mangas...
    Mas keep going vegetarian! For a better world poderia ser uma boa campanha. Não resultando, mais vale declarar um caso quando perdido. Não há como converter pessoas. Mas ao dares o teu testemunho, podes fazer com que haja menos refeições com carne. É tudo uma questão de perspectivas e de deixar viver...

    ResponderEliminar