Um facto sobre mim #4

By J* - 09:00:00

Tanto o meu pai como a minha mãe tem exatamente o mesmo problema de ter os dentes sobrepostos. Eu até podia não ter, mas com a sorte que tenho é obvio que tive o mesmo problema.
Cada vez que ia ao dentista ele chamava-me à atenção de que teria de usar aparelho, mas sempre disse que não o ia fazer. Primeiro porque achava aquilo horrível (ninguém quer ter um sorriso metálico) e depois porque aquilo aparentava ser super doloroso (ferros na boca?????). Por isso fazia as minhas consultas normalmente no dentista, mas quando chegava esse tema eu tinha a resposta sempre pronta -Não!

Quando já na universidade os dentes do ciso apareceram foi a minha deixa, ou melhor a do dentista, de me convencer a usar aparelho dentário.
E as aventuras que eu tive desde que comecei a usar aparelho:



Ainda antes de colocar o fixo, tive de usar um aparelho que só tirava para as refeições (era-me impossível comer com aquilo). Numa das vezes, na cantina da universidade tirei-o para almoçar, guardei-o, e coloquei-o no meu tabuleiro. Terminei o almoço e fui arrumar o tabuleiro. Pois, o aparelho estava lá, e eu só me lembrei já tinha saído da cantina. Fui imediatamente a correr para que me devolvessem o aparelho antes de ir parar ao caixote do lixo. Tive sorte porque o tabuleiro ainda estava no mesmo sítio onde o tinha colocado.

Da segunda vez não tive a mesma sorte. Estava a almoçar em casa dos meus pais. Fiz exatamente o mesmo, mas embrulhei-o num guardanapo, como estava em casa, não me apetecia ir buscar a caixa e deixei-o lá. Entretanto terminamos de almoçar e a minha mãe começou a arrumar a cozinha. Levantou a mesa e viu aquele guardanapo ali amachucado e fez o que qualquer pessoa faria. Deitou-o fora! E isso nem seria o maior dos meus problemas se tivesse ido para o lixo, mas não! A minha mãe tem fogão a lenha, e pegou no guardanapo e deitou-o no fogão a lenha! Sim, é verdade, do meu aparelho restou o ferro, nada mais!!!!

Por isso logo o início da minha história com aparelho começou mal! E depois com o fixo as dores foram terríveis, principalmente nos dentes de baixo. Eu sei que não somos todos iguais, mas o que vos posso dizer da minha experiência é que custa. E bastante!
Usei aparelho cinco anos. Cinco anos de sorriso metálico, com muitas queixas, com lábios inchados, feridas no interior da boca, dias a comer o mínimo por causa das dores, consultas mensais no dentista, muitos braquetes descolados, molas horríveis que cortavam a boca toda, e sempre elásticos transparentes ou cinzentos, nunca de cor!
Passados os cinco anos, os meus dentes estão muito diferentes, estão longe de estar perfeitos, mas valeu o sacrifício. Mantenho uma aparelho fixo nos dentes de baixo, na parte interior (que ninguém vê), e uso todos os dias um aparelho de contenção para os de cima. E isto é muito importante! Conheço imensas pessoas que usaram aparelho dentário, corrigiram a dentição, mas depois não usaram o aparelho de contenção e os dentes voltaram a ficar tortos, tendo novamente de colocar aparelho fixo (Deus me livre e guarde de voltar a colocar aquilo na minha boca!!!).

E vocês? Já usaram aparelho? O que podem contar dessa experiência?


  • Share:

You Might Also Like

7 comentários

  1. Usei vários aparelhos e esse fixo usei ainda uns bons anos. tirei em 2013 mas o dito aparelho de contenção, no meu caso, estragou o que tinha sido feito. Sendo assim, há quase 1 ano tive de voltar a colocar o aparelho e estou tão farta disto tudo que nem imaginas. Uma vez já é mau demais, imagina duas :(

    ResponderEliminar
  2. Nunca usei, mas imagino que as dores devem ser muitas :/

    ResponderEliminar
  3. Eu por acaso tenho os dentes muito direitinhos, mas são extremamente fracos. Devo ter uns 5 ou 6 dentes já desvitalizados.
    Já a minha filha usou aparelho durante 15 meses e agora usa o ferrinho fixo por dentro tanto nos de cima como nos de baixo e contenção à noite. Acho que só no primeiro dia se queixou de dores, de resto era só ir às consultas mudar os elástico e apertar ou lá o que era. Nunca se soltou nenhum bracket nem feridas, nada... Ou ela teve muita sorte (que teve) ou tu tiveste muito azar (que também tiveste)... Beijo

    ResponderEliminar
  4. Tirei o aparelho há pouco tempo e digo-te que usar a aparelho foi uma decisão difícil de tomar porque tal como tu achava que não ter os dentes perfeitos me dava algum carácter. Mas também te digo que agora gosto muito do meu sorriso!!

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  5. Nunca usei, mas meu mano usa é não é uma coisa fácil
    Beijinhos
    Novo post ( Mochila De Senhora) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. Eu por acaso usei durante dois anos e não me custou assim tanto... Claro que somos todos diferentes! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Fui cliente duas vezes.. infelizmente! Quando era miuda e novamente já crescida e mãe de filhos (bom, na verdade estava grávida da primeira). Da primeira vez adorei! Usei dois anos e não queria tirar. Da segunda foi horrível. Tive seis meses e não via o dia de tirar aquela porcaria! A parte boa é que os dentes estão direitos :)

    ResponderEliminar