Dificuldade.

By J* - 09:30:00

Desde que deixei de comer carne e peixe que me tenho deparado com a imensa dificuldade em encontrar restaurantes com uma alternativa vegetariana. Não falo de restaurantes da grande cidade porque aí temos um grande leque de opções, falo sim daqueles restaurantes de vilas mais pequenas, que tem como principal serviço as diárias.
Neste momento já não como qualquer carne ou peixe, sou por isso ovo-lacto-vegetariana. Como ovos, e bebo leite e seus derivados. A única coisa mesmo que não como é carne e peixe. Por isso quando pensamos ir jantar fora ocorre-me sempre que em qualquer restaurante me fazem uma omelete e não há problema.
Pois mas não é bem assim!
Este semana tive de almoçar fora por motivos profissionais. O restaurante já estava escolhido, mas a minha boss fez questão de ligar antes para avisar que havia uma vegetariana no grupo e se era possível fazerem uma omelete. A resposta foi: Não!

Eu nem quis acreditar! Disseram que já tinham o fogão completamente ocupado e não era possível usar mais uma frigideira para fazer a omelete. Fiquei de boca aberta.


Eu compreendo que em meios pequenos não compense ter uma opção vegetariana. Mas para um "desenrasque" arranja-se sempre qualquer coisa, haja boa vontade e tudo se faz (como diz a minha mãe). Nunca pensei que se negassem a fazer uma omelete.
Resolvemos bem a situação, fomos a outro restaurante que não demonstrou qualquer oposição em fazer uma omelete aos pratos que já estavam estipulados para o dia.

Infelizmente acho que vou ter destes problemas frequentemente. E daqui a nada também já não consigo comer omeletes. É que eu já não sou a maior fã de ovos, e a comer sempre isso cada vez que como fora de casa sou bem capaz de enjoar.
Por isso pergunto, como fazem os integralmente vegetarianos (aqueles que não comem nada de origem animal) para comer em restaurantes como estes que vos falei?
É que tudo o resto que estou habituada a comer (a não ser sopa) dá um bocadinho mais de trabalho fazer e se já me negam uma omelete, nem imagino o que me diriam se lhe pedisse para fazer um arroz de feijão, ou tofu, ou uma lasanha vegetariana!

  • Share:

You Might Also Like

8 comentários

  1. Mas que falta de boa vontade! Uma omelete é algo que se faz num instante.
    Em muitas cidades, já existem diversos restaurantes com opções vegetarianas, mas para quem mora em vilas pequenas é complicado, infelizmente.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Que falta de vontade! Uma omelete é uma coisa tão rápida e fácil!

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Há comidas vegetarianas tão boas, que ando a descobrir ultimamente. A maior parte das pessoas pensa que é só omeletes e saladas, mas estão muito enganadas.
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
  4. Fofo...negar uma omolete??? Eu pertenci muitos anos a uma tuna e, como tal, fiz parte da organização e participei em muitos festivais em que o comer era quase ao desenrasca e sempre houve gente vegetariana e nunca ninguém ficou sem comida :/ (o ex da tuna não é nada de extraordinário, mas se até nós nos desenrascavamos...ahaha)

    ResponderEliminar
  5. Acredito que vais ter uma missão difícil em mãos. Por acaso, este fim de semana reparei num shopping a que fui que abriu um restaurante totalmente vegetariano lá, mas confesso que estava às moscas, comparado com as restantes casas comerciais à volta. Por isso, opções poderão aparecer mas serão rentáveis o suficiente para se manterem abertos durante muito tempo?
    Nos meios pequenos, a coisa piora substancialmente...

    ResponderEliminar
  6. Negarem-se a fazer uma omelete? Por favor, é coisa que se faz em 2 minutos.
    É atitude de quem acha que não há a necessidade de se adaptar porque nunca vão faltar clientes que comam o tradicional... Pode ser que um dia se enganem

    ResponderEliminar
  7. Parece-me que não vais ter uma vida fácil, infelizmente.

    ResponderEliminar
  8. É mais difícil nos restaurantes de pratos do dia, que têm um prato de carne e outro de peixe. O mais fácil é sempre procurar por saladas, normalmente há alguma vegetariana nos menus :) de resto é esperar que o mundo evolua mais um bocadinho e a oferta se generalize...

    ResponderEliminar