19 março, 2017

Pesadelo na cozinha.

Estou enjoada. Ok, eu já não me sentia muito bem desde sexta, mas depois de assistir ao Pesadelo na Cozinha que está a ser emitido na TVI fiquei ainda pior. Já assisti várias vezes ao the Hell's kitchen mas nunca fiquei assim. Talvez por saber que não era no meu país. Sei lá... Imaginava eu na minha inocência que aqui em Portugal não acontecia nada disto. Mas depois de assistir a este episódio (não vi o primeiro na totalidade) fiquei com a certeza de que eu não sei onde ando a comer. E isso assusta-me tanto!!!!
Compreendo os proprietários destes restaurantes, que se candidatam a este programa com o propósito de conseguir um novo início, mas ao mesmo tempo parece-me que conseguem também o reverso da moeda!O restaurante é limpo, remodelado, as ementas são revistas, é feita uma espécie de formação para empregados de balcão, cozinha e de mesa, ou seja, basicamente é tudo reformulado. O intuito é bom, e efetivamente as pessoas ficam mais bem formadas para o seu trabalho e ainda conseguem uma ajuda para reformular as cozinhas e as salas, mas dão a conhecer o que de mau (péssimo) tem nos seus restaurantes. Porque as cozinhas não são visitadas por nós clientes, e quando assistimos a estas imagens ficamos com o estômago às voltas. Eu pelo menos fico. A quantidade de gordura que a cozinha tem, que conseguimos constatar que já não é limpa há anos, as frigideiras e panelas que também não são esfregadas, o facto de não terem condições para a conservação dos alimentos... Fiquei com um nó no estômago.

E penso na quantidade de vezes que eu como fora, não são muitas, mas só me apetece dar uma de chef e ir verificar se a cozinha está toda limpa. Porque qualquer um de nós prima a higiene. Então em locais onde comemos é o mais importante.

Não sei se estes restaurantes que participam neste programa depois mantém a qualidade e higiene a que se propuseram, nem sei sequer se com a participação no programa conseguem manter as portas abertas, mas espero que sirvam de exemplo e de chamada de atenção para todos os outros que se enquadrem nestas situações. 
Estou muito assustada...E só penso, como é bom comer em casa!

10 comentários:

  1. Só sabemos o que estamos a comer quando estamos em casa. Por acaso nunca vi a versão portuguesa do programa! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Quem nunca trabalhou em hotelaria....realmente não têm noçao do que se passa em Portugal! Eu como jà trabalhei e sei como é...prefiro comer na minha casinha!beijinho

    ResponderEliminar
  3. Não vejo o programa, mas já ouvi falar muito.
    Não sei até que ponto é tudo verdade, afinal o exagero ganha números em audiência. No entanto sei que há sitio muito mais, evito comer fora por não saber como é confeccionado o que como.

    ResponderEliminar
  4. Não me espantou por incrível que pareça, porque se formos comparar à sujidade que se pratica na rua que é um local público, Portugal não está dentro dos mais asseados, embora haja piores, o nosso país nisso é uma vergonha também, não é exemplo. Daí não me espantar este programa! A pessoa via-se que queria que chegassem ali e lhe mudassem as coisas, nem sei se alguma vez ponderou que ele faria alterações sim senhora, mas que para isso ela teria sempre que limpar, ou achava que punham aparelhos novos por cima daquela javardice. Eu adoro ir comer fora, pode ser que assim seja mais ponderada :P

    ResponderEliminar
  5. Também vi o programa e achei o mesmo :(
    xoxo
    www.prettyinpink.pt

    ResponderEliminar
  6. Também vi o programa e fiquei bastante apreensiva e a pensar em alguns sítios onde já comi e que não eram muito diferentes daqueles que tem dado neste programa...
    Medo!!!

    ResponderEliminar
  7. Coração que não vê coração que não sente. Nós não sabemos o que estamos a comer, mas desde que saiba bem... Ahaha
    kiss na cheek

    ResponderEliminar
  8. Pelo menos em casa sabemos aquilo que comemos.


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  9. Nós achamos que uma coisa é o que se sabe, outra muito diferente é o que não se sabe. Vivemos bem em não saber o que se passa do lado da cozinha se gostarmos da comida. Não mata, engorda. É o que pensamos.
    Mas o que não compreendemos de todo é o facto de existir tanta, tanta, tanta porcaria numa cozinha. Pior! Há logo na sala e ninguém se importa. Aliás, sabem que aquilo está como está, porque todo o país viu, e continuam a lá ir. Há coisas que nunca vamos perceber na vida...

    ResponderEliminar