08 março, 2017

Dia Internacional da Mulher.

Hoje é o nosso dia. Ou pelo menos é assim que o calendário o assinala. Dia Internacional da Mulher.
E eu por muito que diga que o dia da Mulher é todos os dias, a verdade é que ainda há necessidade deste dia ser assinalado.
As desigualdades ainda existem, nós mulheres ainda somos consideradas como "menos", e ainda temos alguns passos largos a dar. Assim de repente só me vem à cabeça aquele eurodeputado polaco que há bem pouco tempo pronunciou umas quantas barbaridades acerca das mulheres. 
Mas isto não se trata de uma desigualdade perante os homens. Também nós mulheres temos de nos saber encarar umas às outras. Porque o que mais vemos é mulheres a tirar valor a outras mulheres. Porque assistimos desde bem novas a comentários depreciativos maioritariamente sobre mulheres.

Infelizmente à mulher ainda é preciso provar que chegou onde chegou por mérito próprio. Que não houve qualquer benefício para alcançar o que alcançou. 
Ainda é preciso à mulher se impor e mostrar que consegue estar numa posição de liderança, e que apesar de mãe, dona de casa, e mulher, também consegue chefiar sem que nada do resto a influencie no seu trabalho.
À mulher ainda lhe é cobrado ser mãe mesmo quando não é a sua vontade. 
À mulher, em casos de violência, ainda lhe são impostas barreiras, ainda lhe são escrutinados os sentimentos, e postos à prova os factos mesmo quando evidentes.

A mulher não deveria precisar de tantas provas. A mulher não deveria ter de optar entre casa, família e trabalho. A mulher não deveria constantemente invocar os seus direitos.

Mas atualmente, a mulher ainda o precisa fazer. E é por isso que existe este dia. Para que seja possível relembrar que nós mulheres somos seres com defeitos, mas com imensas qualidades. Que somos capazes, e perfeitamente competentes para acompanhar qualquer projeto seja ele de que natureza for. Que temos direitos, e que não é por sermos mulheres que eles devem ser esquecidos/ignorados.


Espero que este dia deixe de fazer sentido. Que este dia deixe de ser assinalado, porque não será necessário relembrar todos os nossos direitos, feitos, e competências, e que eles sejam perfeitamente entendidos por todos.

Ainda assim, um feliz dia de mulher para todas e de coração!



 

3 comentários:

  1. Olha, tiraste-me as palavras da boca... subscrevo inteiramente!

    ResponderEliminar
  2. É por aí. No meu Insta também caminhei por estas ideias no que ontem postei.

    Insta: carolinalouback.wwpsy

    ResponderEliminar