08 janeiro, 2017

Doces cá de casa #1

Há uns tempos atrás eu e o namorado andávamos atrás de um liquidificador. Resolvemos numa ida ao Lidl, espreitar o que estava em promoção e foi quando em vez de comprar o que andávamos à procura cometemos a loucura de comprar uma máquina de fazer waffles!

É igual à da imagem em cima mas em rosa choque! Logo no primeiro dia em que a compramos resolvemos experimentar! Não ficaram más, mas também não era aquilo que estávamos à espera!
Desde esse dia até hoje experimentamos várias receitas. Umas correram muito mal, e outras mais ou menos, mas não conseguíamos fazer umas waffles que nos enchessem as medidas! Até ao dia de ontem...
Finalmente acertamos na massa e também num conselho que fez com que ficassem bem fofas!
Apesar de não ter dom para a cozinha acho que vos devo deixar ficar aqui as minhas dicas, porque se eu consegui qualquer um consegue!

Receita para 6 porções:
150gramas de farinha;
1colher de sopa de açúcar;
1colher de chá de fermento;
1 pitada de sal;
250ml de leite;
1colher de sopa de óleo;
1ovo;
Numa tigela devem juntar todos os elementos secos. Misturar a farinha, açúcar, fermento e sal. À parte devem bater o ovo com o leite e com o óleo. Adicionar o preparado líquido ao elementos secos, bater muito bem de forma a que fique sem grumos. Depois basta colocar a massa com uma concha na máquina, devendo esta estar bem quente, e deve ser espalhada na máquina uma gordura, ou óleo ou manteiga.

Dica nº1- a quantidade de massa a colocar na máquina não deve se exagerada. Eu digo uma concha, mas consoante o tipo de máquina devem certificar-se que fica mais ou menos a meio. A massa não precisa cobrir a placa na totalidade, porque ela depois vai cescer e assim certificamo-nos que fica bem cozida. Este era um dos meus problemas, a massa ficava crua por dentro porque deitava muita quantidade na máquina.

Dica nº2- a máquina deve estar bem, bem quente. A minha acende uma luz verde a informar que está pronta a ser usada. Verifiquem nas instruções qual o tempo que devem esperar para ela estar completamente quente.

Dica nº3- devem espalhar a gordura nas placas a cada saida das waffles para garantir que elas não agarram. Eu espalho óleo com um guardanapo porque não tenho pincel, e funciona!!

Dica nº4- quando as retirarem da máquina não as coloquem num prato mas sim num guardanapo em cima da toalha ou do individual. Se as colocarem no prato tão quentes elas vão "murchar" e não ficam tão crocantes!


Comigo esta receita e estas dicas resultaram nas melhores waffles que já fiz! Aliás só nestes 2 dias já comi 5! 5 minha gente... Acho que isto vai ser a minha desgraça!!!

4 comentários:

  1. Olá, obrigada pelo comentário já sigo o blog. Mas que excelente compra também tenho de adquirir uma
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Também faço muitas vezes, gostamos muito nas tardes de domingo com chá, é óptimo. Beijinhos
    https://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar