17 outubro, 2016

Universidade ou os melhores anos da nossa vida.


Faz sentido na época em que estamos, com milhares de alunos a entrar no ensino superior, falar dessa nova fase que implica a saída de casa (em alguns dos casos, como o meu) e partilhar dos melhores anos da nossa vida !
Como sou natural de um meio pequeno, a entrada no ensino superior implicava a saída de casa dos meus pais, e hoje que já passaram alguns anos desde essa experiência posso dizer que foi das melhores coisas que me aconteceu.
O sentido de responsabilidade mais apurado, o facilitar ao máximo tarefas que antes me pareciam um bicho de sete cabeças, a independência (ainda que financeiramente ainda dependesse dos meus pais).
A mudança assusta. O ir para uma cidade que não conhecia, ficar em casa com mais 4 estudantes que também não conhecia, largar as saias da minha mãe, não saber cozinhar patavina . . . Foram adaptações que custaram . . . Os primeiros dias!
Para quem neste momento está a viver estas experiências que aqui escrevo fica a mensagem: Aproveitem muito! Aproveitem tudo o que o ensino superior trás. Não só a formação, mas as amizades, as jantaradas, as saídas, o convívio com o pessoal da vossa atual casa, as loucuras, as praxes, tudo, tudo, tudo! Porque agora que já sou trabalhadora, olho para trás e vejo como esses anos foram os melhores anos da minha (curta) vida. Trouxeram-me o namorado, os amigos de coração, a formação que tanto ansiei, e a evolução que pretendia.
Pode custar nos primeiros dias, pode até custar nos fins de semana que não vão a casa (para quem é de longe sabe bem do que falo), pode custar viver mantido a cereais um bom par de dias (EU, EU EU!) e salivar só de pensar na comida da mãe, pode custar a terrível época de exames e ter conhecimento de (alguns) terríveis resultados, mas nada se compara ao grande leque de boas recordações que, um dia mais tarde terão e que vos irá aquecer o coração!
Eu sei bem do que falo . . . Que vontade de ser estudante universitária outra vez!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário